Conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional é fundamental para o bem-estar físico e mental, certo? Quando falamos em work-life balance, entendemos que o equilíbrio faz com que a gente aprenda a se dedicar plenamente durante a jornada de trabalho, mas que também precisamos aproveitar os momentos de lazer e descanso para ter qualidade de vida.
O desequilíbrio pode levar ao surgimento de diversos transtornos e sentimentos negativos, como tristeza, estresse e ansiedade, além de causar outros problemas à saúde. Com a adoção cada vez mais frequente do trabalho remoto, a vida profissional fica ainda mais conectada a pessoal e nem sempre é fácil separá-las, né? 🙁
“Antes, tínhamos essa separação física entre escritório e casa e contávamos com ‘rituais’ que marcavam cada momento. O trajeto até o trabalho. A volta para a casa. Por isso, nosso papel como organização é estimular cada vez mais esse equilíbrio e prover suporte para esse momento que estamos vivendo”, pontua Mariana Moreira, da área de Cultura & Comunidade.
O que o Venturus tem feito para promover o work-life balance?
No Venturus, valorizamos as pessoas e prezamos pela qualidade de vida de cada colaborador. “Temos orgulho de ver isso ganhar tanto destaque na nossa cultura. Nossa comunicação interna tem reforçado cada vez mais essa mensagem de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”, diz Mariana.
Na empresa, falamos muito sobre o tema em cafés virtuais e convidamos especialistas para conversar com nossas pessoas Ventureiras. 🙂 Além disso, por aqui, ouvimos e ajudamos individualmente cada um que nos procurou com dificuldade em equilibrar os dois lados e fizemos parcerias com psicólogos para tentar atender a todos.
Agora em 2021, estamos desenvolvendo um mapeamento completo de saúde emocional para conseguir levantar dados e percepções de como nossas pessoas estão lidando com essa questão. “Queremos entender quais são as possíveis dores e como podemos ajudar cada vez mais na saúde emocional de cada um”, completa Mariana.
No geral, o Venturus sempre foi reconhecido por esse equilíbrio e pelo apoio na qualidade de vida das pessoas. Modéstia à parte: a gente é realmente bom nisso. 😉 “Conseguimos entregar excelentes resultados sem uma pressão absurda. Em tempos pré-pandemia, incentivamos muito o gympass, as aulas de yoga, sessões de mindfulness e também organizamos eventos que proporcionaram uma pausa no trabalho e interação entre as pessoas. Festa era com a gente mesmo!”, finaliza a profissional.
E você, já pensou em trabalhar em uma empresa que incentiva o work-life balance? Clique aqui e cadastre-se para receber nossas vagas.