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4 boas práticas de testes mobile para QAs

  • 16/11/2021
  • Redação Venturus
Fundo preto com uma massa roxa preenchendo praticamente todo o fundo. Essa massa parece ter uma textura bem similar a uma roxa.
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Sabemos que o lançamento de um app com bugs pode causar grandes dores de cabeça, né? Longo tempo de carregamento, erros, conteúdo confuso, navegação não-intuitiva e falhas de segurança são alguns exemplos de problemas que podem levar ao abandono do aplicativo e até manchar a reputação de uma marca. É justamente para evitar esse tipo de cenário que os testes mobile são tão importantes.

Na área de quality assurance, os testes estão entre as principais prioridades. Afinal, um dos principais requisitos de qualquer aplicação mobile é a qualidade no seu funcionamento e, consequentemente, a experiência do usuário. Por isso, trouxemos nesse artigo quatro boas práticas de testes mobile para garantir a qualidade dos seus projetos. Confira!

1. Fomentar a cultura de qualidade

Começamos logo de cara com um clichê: a qualidade é responsabilidade de todo time, não só de QA. Mas esse clichê é super verdadeiro e precisa ser reforçado. Isso porque, muitas vezes, a qualidade é priorizada em apenas uma etapa do trabalho; geralmente logo após o desenvolvimento do produto.

Porém, ela deve ser uma prioridade de toda a equipe engajada no desenvolvimento do produto, desde a concepção até a entrega do produto final, viu? As ações para assegurar a qualidade podem ser dinâmicas e interativas. Um exemplo prático e simples é incluir todos os profissionais — como QAs, Devs e especialistas de UX — nos mesmos rituais de alinhamento.

Inclusive, times envolvidos nessa cultura dividem as responsabilidades dos testes mobile, que acontecem em todo o desenvolvimento e não só quando a bola é passada para quality assurance. Com essa visão de qualidade crescente e integrativa, toda a squad vivencia os seguintes benefícios:

  • aumento de produtividade, já que toda a equipe trabalha para atingir os melhores resultados com os recursos disponíveis;
  • menos retrabalho, assim como a correção sistemática de erros e bugs;
  • melhora na experiência do cliente;
  • equipe alinhada, colaborativa e focada nos mesmos objetivos;
  • maior valor agregado, visto que ter um processo focado, que preza pela qualidade da entrega desde o começo do ciclo de desenvolvimento, aumenta o valor do produto.

2. Conheça sua régua de qualidade

O gif animado apresenta uma animação com fundo roxo em que aparece uma trena com a sua fita saindo e voltando dela mesma.

O que é uma entrega de qualidade para você? E para sua equipe? As respostas dessas duas perguntas precisam estar bem claras para todas as pessoas envolvidas no projeto. Para isso servem as normas, valores e condutas preestabelecidas na construção da cultura de qualidade, bem como os indicadores de sucesso estabelecidos pelo time.

Claro que nem todas as organizações têm uma cultura de qualidade estabelecida ou grandes indicadores de sucesso. Mas é essencial ter uma noção de vitória compartilhada, combinado? Alguns exemplos de critérios a serem utilizados são:

  • desempenho nos prazos estabelecidos;
  • cumprimento na execução dos orçamentos;
  • frequência de aparecimento de erros ou bugs no processo;
  • entre outros.

Essas medidas de controle de qualidade também nos dão um bom norte dos tipos de testes mobile a serem aplicados, conforme o nível de qualidade a ser alcançado em cada atividade do desenvolvimento de produto. 

Além disso, ao longo do desenvolvimento das aplicações, é importante acompanhar indicadores e relatórios de desempenho para identificar possíveis atrasos, desalinhamentos ou falhas em relação ao controle de qualidade. 

3. Invista nos testes automatizados

Já sabemos que, para garantir a qualidade, é preciso que o QA seja uma parte ativa do processo de desenvolvimento. Mas como fazer isso acontecer na prática? Um grande passo é ter os testes mobile integrados a toda a estratégia de desenvolvimento. 

Fatorar os testes de QA desde o início permite que as pessoas desenvolvedoras identifiquem e consertem os bugs assim que eles forem descobertos. A integração contínua é a principal maneira de fazer isso acontecer do jeito certo.

E o que isso tem a ver com testes automatizados? Esse tipo de teste facilita essa aplicação contínua e rápida, sem necessidade de intervenção humana. Ou seja, eleva a régua de qualidade e pode incluir as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento nesse processo. Incrível, né?

Mas atenção: esses testes precisam ser muito bem escritos, caso contrário podem quebrar e causar desvio no resultado. Aqui, vemos mais uma vez na prática a importância da cultura de qualidade.

4. Input Testing: imite cenários do mundo real

O gif animado apresenta um gatinho filhote de pelo cinza "mexendo" em um tablet. O gatinho bate várias vezes na tela do tablet e até dá uma cambolhota para tentar clicar em um ratinho que aparece se movento na tela do aparelho.

Quando falamos em aplicações mobile, uma das principais preocupações no controle de qualidade é a interação do usuário com o touchscreen. Então, na lista de testes mobiles precisa estar o input testing. Alguns exemplos de etapas importantes para englobar nesse momento são:

  • entradas com vários dedos e gestos;
  • entradas de áudio;
  • entradas de sensor, como de luz ambiente, proximidade, aceleração, pressão, temperatura, umidade, giroscópio ou magnético.

Testar imitando os cenários do mundo real, significa criar situações parecidas com a rotina. Por exemplo, para as entradas de áudio, é importante entender como o seu aplicativo se comporta em ambientes com ruído externo; algo que acontece em metrôs, shoppings e diversos espaços lotados.

Você acredita que os testes mobile e a cultura de qualidade são primordiais para o desenvolvimento de um app? Então aqui pode ser o lugar certo para você desenvolver a sua carreira na área. Inscreva-se para receber nossos alertas de vagas em primeira mão!

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