Quando falamos em desenvolvimento Android, fica difícil não mencionar o Kotlin. Para quem não tem tanta familiaridade, essa é uma linguagem de programação moderna e com recursos que evitam erros no código, criada em 2011 pela JetBrains, empresa fornecedora de softwares.
O Kotlin é uma linguagem moderna, esteticamente tipada e utilizada por quem cria soluções Android. Esse tipo de linguagem é fundamental na criação de aplicativos que estimulam a produtividade, interação e segurança em cada código. Segundo o site oficial, ela é usada por mais de 60% dos profissionais. Interessante, né?
Diante da sua comunicação e relação com a programação em Java, o Kotlin passou a fazer parte da rotina das pessoas desenvolvedoras, já que ele oferece diversas funcionalidades de programação. E para saber mais sobre o assunto, batemos um papo com o Marcos Scarpim, que é desenvolvedor Android aqui no Venturus. Vamos acompanhar? 🤝
Mais segurança
Antes de tudo, Marcos explica que o Kotlin, por conseguir se comunicar tão bem com Java, começou a ser cada vez mais usado. E um dos principais pontos é a proteção oferecida. “Um dos erros mais comuns que acontece em programação, principalmente em Java, é NullPointerException (valores nulos). “São erros que acontecem em tempo de execução e prejudicam muito o usuário final, quando se é necessário acessar um objeto e ele não está lá da maneira que você desenvolveu”, diz.
Com isso, o Kotlin consegue proteger seu código desse tipo de exceção. “O Kotlin garante em tempo de compilação que valores nulos não possam ser atribuídos a tipos não-nulos, com o uso de um simples caractere. Em Java, para garantir a mesma proteção, seriam necessárias três linhas”, continua.
As características do Kotlin
A programação em Kotlin oferece uma gama diversa de funcionalidades e benefícios. Entre eles, está a utilização de recursos mais atualizados, modernos e concisos, que permitem um desenvolvimento direto, fácil de expressar ideias e com menos inserção de códigos boilerplate, quando são repetidos e usados para tarefas mínimas.
No Kotlin, a inclusão de @Nullable e @NonNull no sistema ajuda a evitar NullPointerExceptions (valores nulos), o que significa a validação de valores nulos em tempo de compilação, para evitar exceções em tempo de execução. Ou seja, os aplicativos Android criados com esta linguagem de programação têm 20% menos chances de apresentar falhas e erros.
Outra característica do Kotlin está relacionada ao fato do seu projeto poder ser criado de acordo com a proposta da pessoa desenvolvedora. Além disso, sua estrutura de programação assíncrona simplifica e otimiza soluções comuns, como atualizações de banco de dados e chamadas de rede.
A praticidade na hora de criar códigos é uma das soluções e praticidades oferecidas pelo Kotlin em relação ao Java. “Por exemplo, quando é necessário representar uma estrutura de dados em Java com getters e setters, isso talvez seja desenvolvido em 100 linhas, vamos supor. Já no Kotlin, toda essa lógica é encapsulada na linguagem, em que podemos representar a mesma estrutura com apenas algumas linhas de código”, completa.
Diante de tantas funcionalidades e otimizações, é possível afirmar que o Kotlin é uma linguagem focada no desenvolvimento Android, capaz de oferecer mais eficiência e desempenho a cada linha de programação. E para saber tudo que você precisa para desenvolver aplicativos para Android com o Kotlin, visite o site oficial.
Após ler o texto que fala dos benefícios do Kotlin, que tal se inscrever para receber as vagas do Venturus em primeira mão? Clique aqui e faça o seu cadastro. Temos diversas oportunidades para pessoas desenvolvedoras mobile Android e iOS de diferentes níveis. Venha fazer parte! ✋