O Framework Cypress integra funcionalidades de várias bibliotecas e ferramentas de testes para front-end, assim, consegue entregar uma solução que testa aplicações de ponta a ponta. Essa praticidade vem acompanhada da simulação de experiência do usuário que busca ser a mais próxima possível da vida real.
E por que aprender conceitos avançados de Cypress é interessante? Simples, além do que já vimos até aqui, essa ferramenta é capaz de testar as mais diferentes aplicações que rodam em um navegador, independente da tecnologia utilizada no desenvolvimento da aplicação. Ou seja, é um verdadeiro coringa.
Outro ponto forte são os feedbacks visuais das interações que tornam possível entender o que está acontecendo na tela sem precisar, obrigatoriamente, olhar para o código. Enfim, configurar, escrever, rodar e debugar os seus testes, pode ser prático e rápido com o framework Cypress.
Vamos ver alguns conceitos avançados para jogar a régua de qualidade dos seus testes lá em cima?
1. Os testes rodam na mesma janela que a própria aplicação
É claro que existem outras ferramentas de teste que apresentam emulações de navegador ou que rodam os testes em um processo separado enviando comandos ao navegador por meio de um driver. Alguns exemplos são Jest, Mocha, Selenium e WebDriver.io. Porém, nenhum deles apresenta o verdadeiro comportamento do navegador.
A grande vantagem do framework Cypress é que, ao executar os testes no mesmo loop de eventos que o próprio aplicativo, você pode repetir seus comandos de teste de forma síncrona enquanto o aplicativo aguarda para continuar. Essa é uma das formas de ganhar tempo com essa ferramenta, viu?
E a execução de testes no navegador também oferece ao redator do teste um superpoder: conseguir acessar qualquer API do navegador diretamente do teste.
2. Debug com o framework Cypress e o console de comando
Um dos principais recursos dessa ferramenta são as possibilidades de debug avançadas. Como vimos, os testes do Cypress são executados no navegador. É a partir dessa funcionalidade que QA’s e devs podem usar o navegador DevTools para observar as mensagens da aplicação, percorrer a stack trace de erros e muito mais.
Isso contribui para a estabilidade do código de teste e para correção rápida de testes fragmentados e/ou bugs. Incrível, né?
3. Cloud Testing para cobertura e escalabilidade entre plataformas
O Cypress é um framework open source, assim permite que outros fornecedores de cloud, como Cypress.io e Perfecto, estendam a testing coverage e a velocidade de execução do teste. Isso funciona por meio de um SDK que permite o upload e a execução de testes cypress (JavaScript, TypeScript, Cucumber e JavaScript) na nuvem conforme especificado em um arquivo de configuração JSON pelos desenvolvedores.
Qual a vantagem disso? Além da escalabilidade e capacidade de maximizar os testes paralelos em um número infinito de navegadores, essa extensão permite que as equipes acompanhem todas as versões beta e mais recentes de cada navegador à medida que são lançados no mercado. Assim, podemos manter nossas aplicações atualizadas e com o menor número de erros possível!
4. Visual Testing entre navegadores
Uma característica importante dos testes de aplicações web é a aparência em diferentes plataformas, tamanhos de tela e resoluções. O Framework Cypress pode realizar vários testes visuais a partir de capturas de tela e se integra com ferramentas como Applitools, Percy.io, Happo.io. O que permite realizar esse tipo de testes em escala.
Unindo diferentes tecnologias e ferramentas, as equipes podem capturar imagens do DOM do aplicativo da web e compará-las com outras plataformas virtuais para identificar bugs visuais e funcionais no aplicativo. Assim, mais uma vez, ganhamos tempo para possíveis correções e novos testes.
Aqui no Venturus, entendemos que qualquer ferramenta que possa trazer agilidade e assertividade para os nossos testes precisa ser dominada pelas nossas pessoas QA’s e pessoas desenvolvedoras. Por isso, consideramos os conceitos avançados do Framework Cypress essenciais para o desenvolvimento das nossas equipes.
Você também acredita que aprimorar nossos testes e conhecimentos sobre ferramentas de testagem é primordial para o desenvolvimento de software? Se a sua resposta foi sim, sua próxima oportunidade de crescimento pode estar no Venturus! 🙂 Inscreva-se para receber nossos alertas de vagas em primeira mão!