Diversidade e inclusão são temas que fazem parte da rotina e da cultura do Venturus. Por aqui, estamos sempre abertos para escutar, acolher e incluir cada vez mais pessoas diversas, com realidades e necessidades totalmente diferentes. Afinal, queremos que cada um dos nossos Ventureiros e Ventureiras se sinta realmente abraçado, independentemente de gênero, cor, orientação sexual, deficiência ou outras características. 💜
Para te contar como tudo isso acontece na prática, convidamos a Andressa Greggio, responsável por Comunicação e Comunidade, e a Beatriz Camillo, da área de Carreira e Desenvolvimento aqui no Venturus, para bater um papo. Abaixo, você encontra 4 formas de pensar que guiam a maneira que D&I têm sido trabalhados por aqui e pode conferir o que cada uma delas falou sobre o assunto.
1. Enxergamos diversidade e inclusão como um processo
Por aqui, as pautas de diversidade e inclusão são vistas como algo que precisa ser sempre trabalhado e vivido no dia-a-dia. Conforme a Andressa pontuou durante a nossa conversa, “as pautas de D&I fazem parte da nossa rotina porque são processos contínuos, são tarefas diárias! Nós não acordamos um dia e dizemos ‘Pronto! Agora sim, somos uma empresa representativa, diversa e inclusiva, podemos descansar agora’. É preciso sempre olhar para esses temas”.
É muito importante entender que a diversidade é uma palavra que abrange um enorme espectro de possibilidades. Por isso, sempre há algo que em que podemos melhorar para acolher de verdade pessoas diversas. “Todos os dias, o Comitê de D&I se dedica para cumprir seu propósito aqui dentro: desconstruir para construir novos caminhos, melhorar processos para que se tornem mais inclusivos e garantir a representatividade das pessoas Ventureiras em tudo o fazemos. Dessa forma somos capazes de transformar nossa realidade, dia após dia, um passo de cada vez”, conclui Beatriz.
2. Vivemos D&I na prática
Em meio a esse constante processo de aprimoramento, criamos um calendário interno focado em trazer mais informações para todos Ventureiros e Ventureiras. Esse calendário inclui palestras, sessões de sensibilização e outros eventos com pessoas super especiais. Cada um desses eventos é selecionado com base em duas preocupações centrais: levar informação relevante para o ambiente do Venturus e lembrar datas importantes relacionadas à história de diversos grupos minorizados.
Quando é necessário, também colocamos a mão na massa e iniciamos projetos voltados à inclusão de pessoas com necessidades diversas. Dentre as iniciativas que mais marcaram a Andressa, ela apontou o início da criação de material realmente acessível para surdos nas redes internas, através do uso da janela de libras. “Eles não sabiam que estava nos nossos planos colocar as janelas em todos os nossos materiais de vídeo e ficaram muito surpresos e felizes por conseguirem compreender o conteúdo do vídeo com clareza, em sua língua materna. Foi realmente emocionante”.
3. “Valorizamos as pessoas”
Cada pessoa tem a sua própria história, sua individualidade, e faz parte dos nossos valores respeitar e abraçar tudo isso. “Prezamos pela construção de relações de confiança entre as pessoas. Não tem como fazer nenhuma relação crescer e se fortalecer sem que haja respeito mútuo e amor às diferenças e à individualidade! Isso também é muito importante quando pensamos em diversidade e Inclusão”, contou Beatriz.
Para complementar, a Andressa ainda levantou outro valor nosso que tem tudo a ver com o nosso jeito de enxergar D&I: nós valorizamos as pessoas. “Respeitar quem a outra pessoa é, é um mantra essencial para o desenvolvimento dessas pautas e realmente faz parte do DNA Ventureiro”.
4. Sempre temos espaço para mais diversidade
Afinal de contas, se estamos em busca de formas de nos tornarmos uma empresa cada vez mais humanizada e inclusiva, faz parte do processo olhar para o nosso ambiente e entender que existe sempre espaço para acolher ainda mais diversidade.
“Quando olhamos para todas as pessoas que existem na nossa sociedade, vemos que temos um longo caminho até realmente abraçarmos toda a diversidade brasileira. Apesar disso, não deixamos de comemorar as pequenas vitórias! Cada membro de grupo sub-representado que passa a ser parte da nossa empresa é uma alegria muito grande para nós. Mas vale repetir que D&I é tarefa diária e que temos muito mais pela frente”, conclui Beatriz.
E aí, se identificou com o nosso jeito de enxergar e trabalhar as pautas de diversidade e inclusão e quer fazer parte de tudo isso? Ative nosso alerta de vagas para saber quando houverem oportunidades aqui no Venturus que tenham tudo a ver com o seu perfil.